Gestão Estratégica;

Qual a relação entre suas emoções e o planejamento estratégico da sua clínica?

Saiba como suas emoções podem interferir no planejamento estratégico da sua clínica (e uma possível forma de usar isso a seu favor!). 

Ansiedade e procrastinação  

O desafio de criar um planejamento estratégico para a sua clínica, tarefa que requer esforço deliberado para resolver questões complexas, pode soar assustador. Isso, por sua vez, acarreta diversos sentimentos, como medo de fracassar e vergonha de se expor, principalmente se você for uma pessoa perfeccionista e autocrítica.  

Essa antecipação de possíveis cenários negativos poder gerar ansiedade excessiva, o que alimenta a procrastinação, ou seja, o adiamento da tarefa.  

Nesse contexto, consciente de que deve criar o planejamento, mas paralisado pela procrastinação, você começa a sentir culpa. Eis que se forma um círculo vicioso difícil de escapar.  

Lidando com as emoções 

Apesar da eficiência das ferramentas de gestão de tempo, como método Pomodoro, matriz de Eisenhower e a janela de tempo, é fundamental abordar a procrastinação sob a óptica das emoções.  

Afinal, se você está paralisando por uma questão emocional, pode ter todo o tempo do mundo ao seu dispor, mas ainda assim tende a não fazer o que precisa.  

Dito isso, a primeira e mais segura alternativa é a busca por apoio de profissional de saúde mental. De forma paralela a isso, e dentro do contexto do nosso blog, outras práticas complementares podem ajudar.  

Uma delas é o uso do Círculo de Ouro, consolidado pelo autor Simon Sinek no livro “Comece pelo porquê”, como ferramenta para auxiliar na criação do planejamento estratégico .  

Conforme indica o Círculo de Ouro, ao começar um projeto, devemos priorizar o porquê, ou seja, a motivação, o propósito pelo qual estamos fazendo aquilo. Em seguida, o como (processos, métodos ou estratégias) e o quê (produtos e serviços).  

Ao começar pelo seu propósito, você revisita suas próprias crenças, valores e missão que te inspiram. Com isso, a tarefa de criar um planejamento estratégico da clínica já ganha um tom mais emocional e inspirador.  

Trabalhar em algo que faz sentido para você, que está alinhado aos seus propósitos, é um incentivo para questionar e desafiar as emoções de ansiedade e medo. A partir desse primeiro passo, abre-se espaço para reforçar sua motivação e finalmente agir.  

O que é planejamento estratégico? 

O planejamento estratégico é um guia em direção aos objetivos de longo prazo do negócio. Dessa forma, engloba a definição de metas, a identificação de recursos, criação de estratégias e estabelecimento de indicadores para monitorar e ajustar as ações.  

Quais as etapas do planejamento estratégico na clínica? 

Como é de se esperar, iniciamos pela base. Logo, a primeira etapa de um planejamento estratégico engloba revisar a própria identidade do negócio. Para tanto, uma possibilidade é determinar a missão, visão e valores.  

Análise dos ambientes interno e externo 

Em seguida, sem perder o olhar de autoconhecimento, ampliamos os leques, analisando também fatores externos. Algumas ferramentas podem ajudar. Entre elas, a análise SWOT, a qual identifica as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças ao seu negócio. 

análise SWOT de uma clínica médica

Definição de metas e objetivos 

Uma vez estabelecidas as bases e identificados fatores inerentes ao seu negócio, voltamos a atenção ao futuro: hora de definir metas e objetivos. Aqui entra em cena o método SMART, que os orienta a serem específicos, mensuráveis, atingíveis, relevantes e com prazos definidos. Por exemplo: 

  • Meta 1: aumentar a receita em 15% nos próximos 6 meses 
  • Meta 2: elevar a taxa de retenção de pacientes para 80% até o fim do ano 

Note como essas metas cumprem os requisitos SMART. Veja a meta 1: 

  • Específica: aumentar a receita 
  • Mensurável: 15% 
  • Atingível: percentual dentro da realidade 
  • Relevante: necessário para fortalecer a saúde financeira da clínica 
  • Prazo definido: próximos 6 meses  

Plano de ação 

A próxima etapa é o plano de ação, em que se aponta o que fazer, quem serão os responsáveis e quais recursos se empregarão. Nesta fase, o planejamento começa a ganhar ares mais práticos, visto que você enxergará quais as atitudes necessárias para transformar em realidade o que vinha diagnosticando até então.  

Por exemplo, baseado nas fraquezas identificadas pela análise SWOT (marketing e processos), podemos traçar as seguintes ações, de forma resumida: 

Ações de marketing:
  • Contratar uma agência para desenvolver um site e gerenciar redes sociais 
  • Realizar campanhas de conscientização sobre prevenção de doenças 
Organização e separação de tarefas:
  • Implementar um sistema de agendamento online para otimizar o fluxo de pacientes 
  • Designar responsabilidades claras para cada membro da equipe 

Mensuração e acompanhamento 

Por meio dos indicadores-chave de desempenho, também conhecidos como KPI, você consegue acompanhar, medir e registrar o seu progresso. Desse modo, também se viabilizam eventuais ajustes e melhorias. 

Dentro do que vínhamos discutindo até agora, são exemplos de KPI: 

  • Taxa de ocupação: percentual de consultórios ocupados em relação ao total disponível 
  • Tempo médio de espera: quanto tempo os pacientes aguardam para serem atendidos 
  • Taxa de retenção de pacientes: percentual de pacientes que retornam à clínica 

Os KPIs variam de acordo com cada negócio e o atual momento dele, ou seja, você descobrirá os seus próprios conforme passar pelas etapas do planejamento estratégico da sua clínica médica.  

Ciclo PDCA 

O planejamento estratégico da clínica médica se encaixa num contexto maior. Trata-se do ciclo PDCA, cuja sigla significa, em tradução livre: planejar, fazer, checar e agir.  

Nesse cenário, demandam-se ações constantes e acompanhamento contínuo. Afinal, o trabalho de gestão da clínica médica não só passa por diversas etapas, conforme evidenciado no planejamento estratégico, como também engloba diferentes áreas do negócio.  

Além disso, esse documento, embora siga um padrão, pode variar bastante de acordo com a realidade atual e a visão do médico empreendedor para o futuro da clínica.  

Logo, pode-se fazer necessário o auxílio de uma empresa especializada em gestão. Por isso, o Grupo Seven lançou o Signature, programa de gestão por assinatura no qual consultores diagnosticam, planejam e acompanham a sua clínica médica, de forma contínua, por todas as fases de desenvolvimento: estruturação, consolidação e expansão.  

Se você acredita que a orientação especializada em gestão para clínica médica pode ser positiva para o seu negócio, entre em contato para conversarmos sobre isso.  

Mande uma mensagem para o WhatsApp (31) 99251-7036. Assim, podemos marcar uma conversa mais aprofundada sobre as necessidades e planos para a sua clínica médica.  

imagem blog
Gestão de Pessoas

Como estruturar um organograma para sua clínica médica

Por que tentar fazer sozinho o que demanda a ajuda de outras pessoas? Gestores de sucesso sabem a importância de delegar tarefas e contar com funcionários de diferentes competências.   Sendo assim, vamos discutir como criar o organograma ideal para a sua clínica médica, a fim de construir uma equipe forte, unida e vencedora.   Tudo começa […]

Leia mais
imagem blog
Gestão da Experiência
Treinamento de Equipe

13 passos para estruturar uma jornada do paciente para a sua clínica médica

Estruturar a jornada do paciente é uma decisão inteligente para a sua clínica médica. Isso porque agora você terá noção dos pontos de contato e poderá aperfeiçoá-los, de modo a fazer bem ao paciente e fortalecer seu negócio!   Estruturando uma jornada do paciente para a sua clínica médica  Antes de tudo, é importante ressaltar que […]

Leia mais
imagem blog
Gestão Comercial

Inteligência comercial para clínicas médicas: um caminho para o crescimento

Investir na gestão comercial, ou seja, marketing e vendas, além de não ferir nenhum valor ético, é fundamental para a sobrevivência e crescimento sustentável do negócio. Por isso, vamos explicar sobre inteligência comercial no contexto de clínicas médicas.  O que é inteligência comercial?  Inteligência comercial é o processo de coleta, análise e utilização de dados […]

Leia mais
imagem blog
Gestão Financeira

Como implantar um setor financeiro na sua clínica médica: conceitos e ações 

Se você deseja manter suas operações funcionando de maneira eficiente, equilibrar receitas e despesas e planejar investimentos futuros com segurança, um caminho é estruturar um setor financeiro na sua clínica médica. Para tal, este post mostra conceitos, ações e benefícios de implantar essa área no seu negócio. Acompanhe!   Conceitos básicos de finanças para clínica médica […]

Leia mais
imagem blog
Gestão da Experiência

Como melhorar o atendimento na sua clínica médica

Se existe um alicerce para melhorar o atendimento em clínicas médicas, este é a comunicação. Isso porque, da secretária ao médico, a forma como todo o time se comunica interfere não só na percepção do paciente, mas também na qualidade do serviço no geral.   Dito isso, nos inspiramos na Disney, reconhecida pelo excepcional atendimento ao […]

Leia mais
imagem blog
Gestão de Pessoas

Quais os desafios do líder em uma clínica médica?

A boa liderança é fundamental para o crescimento e prosperidade de qualquer negócio. Mas quais os desafios do líder em uma clínica médica? Listamos obstáculos comuns e sugerimos formas de superá-los. Além disso, discutimos a importância desse papel e da criação de uma cultura na empresa.   Desafios do líder em uma clínica médica  Estes são […]

Leia mais

Newsletter.

Assine a nossa Newsletter e entre agora mesmo para o universo Seven