Treinamento de Equipe;

Jornada do Paciente: o método para a excelência da experiência do paciente.

No mercado da saúde, é comum encontrarmos profissionais extremamente qualificados, mas que deixam a desejar na experiência do paciente. Não à toa, o caso da rede Cleveland Clinic ficou conhecido em todo o mundo, justamente por comprovar a importância da fusão entre a técnica e o relacionamento. 

Localizada em Ohio, nos Estados Unidos, esta rede sempre teve uma reputação de autoridade e competência. Todavia, infelizmente, também ficou marcada pela ausência de empatia no atendimento, motivo pelo qual a “experiência do paciente Cleveland” foi transformada.

Neste artigo, contaremos como foi feita a transformação e como você também pode fazer a mudança na sua clínica. Para tal, discorreremos sobre a Jornada do Paciente, metodologia desenvolvida pela gestora Silvane Castro, para aplicabilidade no dia a dia de clínicas e consultórios em todo o Brasil.

Transformação da experiência do paciente na Cleveland Clinic

Como mencionamos, a competência técnica da Cleveland Clinic nunca foi questionada, mas, para os pacientes, o atendimento parecia frio e robótico. Partindo daí, a instituição decidiu ajustar o seu processo de trabalho, para mudar a percepção das pessoas e do mercado. 

O sistema implantado se tornou referência na entrega de valor para o paciente e marcou um novo capítulo na humanização do atendimento. No protocolo, a primeira mudança está no entendimento de que todos devem cuidar da saúde das pessoas, e não das doenças. Isto é: os pacientes devem ser tratados emocionalmente. 

Mesmo com o foco no paciente, o hospital também percebeu que precisava ser o melhor para se trabalhar. Segundo o diretor da companhia, Anthony Warmuth, “a diversidade do corpo clínico deve refletir a diversidade dos pacientes e é preciso valorizar líderes e premiar comportamentos organizacionais que contribuam para uma boa cultura de trabalho”. 

Conclusivamente, há uma conexão bastante estreita entre a experiência do paciente, o engajamento dos funcionários, a cultura de segurança e o desfecho clínico. Todos esses conceitos devem ser promovidos simultaneamente. 

Metodologia Jornada do Paciente

A Metodologia Jornada do Paciente para consultórios e clínicas, foi criada por Silvane Castro, CEO da Seven Gestão, fruto de sua experiência em clínicas de sucesso de todo o brasil e estudos em Neuromarketing e Economia Comportamental.

Trata-se de um desenho de toda a jornada vivida pelo paciente dentro da clínica, do ponto de vista humano e da empatia. Para isso, são levadas em consideração todas as interações, como ele se sente em relação a elas e como proporcionar a melhor experiência ao longo de toda a sua trajetória, desde quando o paciente identifica seu problema, até o pós atendimento.

Mapeando a Jornada do Paciente

No mapeamento, são detalhados todos os passos da Jornada do Paciente. Basicamente, é preciso realizar a categorização de todos os momentos vividos pelo paciente dentro da clínica, por meio das etapas. 

A etapa pode ser, por exemplo, o atendimento, o acolhimento, a consulta ou o orçamento, por exemplo.  Para cada uma delas, serão detalhados todos os pontos de interação com o paciente e os estímulos gerados por elas. 

Além disso, em cada etapa, é preciso analisar o que pode ser melhorado em cada um dos pontos de contato, levando em consideração aspectos como: linguagem, cultura organizacional ou processos. Assim, será construído uma experiência de excelência.

Jornada do Paciente na prática

Em cada uma das etapas do mapeamento, é importante analisar:

Com quem 

Quem é a pessoa por trás do ponto de interação com o paciente? Quem está transmitindo a mensagem?

Dependendo da etapa, pode ser você, sua secretária, integrantes da sua equipe do orçamento…

Canal de interação

Qual é o local em que esta mensagem está sendo transmitida? 

Rede social, telefone, e-mail e WhatsApp são alguns dos canais mais comuns. Dependendo do canal, a linguagem pode mudar e a proximidade com o paciente também.

Pensamento

Qual é o pensamento que seu paciente tem naquele momento? Quais são os bons pensamentos? E os negativos?

É natural que existam certos pensamentos comuns em determinadas etapas da jornada. Ao detalhá-los, torna-se possível oferecer soluções que surpreendam o paciente.

Objetivo

O que o seu paciente está buscando? Quais são suas expectativas neste momento?

É importante entender o que o seu paciente espera, em cada etapa. Quando você oferece um procedimento, por exemplo, é comum que ele tenha certa expectativa sobre ele. No mapeamento, você deve tangibilizar cada uma delas.  

Emoção

Quais são as emoções do seu paciente? Quais são as angústias e o que você pode oferecer para transformar a qualidade de vida dele?

Mais do que a enfermidade, é importante lembrar que você está tratando uma pessoa por trás dela. Em cada etapa, devem ser contemplados os sentimentos do paciente. 

Construindo a experiência do paciente 

Depois de analisar o mapeamento de todos os pontos de interação do seu paciente, você deve perceber como pode melhorar a vivência em cada um deles. A ideia é ajudar o paciente em cada uma de suas necessidades e expectativas, a partir de estratégias de relacionamento e acolhimento.

Assim, será construída uma jornada única.

Saiba mais sobre a Jornada do Paciente

A Seven Gestão foi fundada por Silvane Castro, criadora da metodologia Jornada do Paciente. Conectamos gestão, paciente e médico para soluções que levam clínicas de todo o Brasil a patamares elevados. Entre os nossos serviços, estão consultoria individualizada e treinamentos, entre eles, a imersão Jornada do Paciente. 

Para entrar em contato conosco, você pode preencher o formulário, ou enviar uma mensagem, via WhatsApp.

imagem blog
Gestão Comercial

Inteligência comercial para clínicas médicas: um caminho para o crescimento

Investir na gestão comercial, ou seja, marketing e vendas, além de não ferir nenhum valor ético, é fundamental para a sobrevivência e crescimento sustentável do negócio. Por isso, vamos explicar sobre inteligência comercial no contexto de clínicas médicas.  O que é inteligência comercial?  Inteligência comercial é o processo de coleta, análise e utilização de dados […]

Leia mais
imagem blog
Gestão Financeira

Como implantar um setor financeiro na sua clínica médica: conceitos e ações 

Se você deseja manter suas operações funcionando de maneira eficiente, equilibrar receitas e despesas e planejar investimentos futuros com segurança, um caminho é estruturar um setor financeiro na sua clínica médica. Para tal, este post mostra conceitos, ações e benefícios de implantar essa área no seu negócio. Acompanhe!   Conceitos básicos de finanças para clínica médica […]

Leia mais
imagem blog
Gestão da Experiência

Como melhorar o atendimento na sua clínica médica

Se existe um alicerce para melhorar o atendimento em clínicas médicas, este é a comunicação. Isso porque, da secretária ao médico, a forma como todo o time se comunica interfere não só na percepção do paciente, mas também na qualidade do serviço no geral.   Dito isso, nos inspiramos na Disney, reconhecida pelo excepcional atendimento ao […]

Leia mais
imagem blog
Gestão de Pessoas

Quais os desafios do líder em uma clínica médica?

A boa liderança é fundamental para o crescimento e prosperidade de qualquer negócio. Mas quais os desafios do líder em uma clínica médica? Listamos obstáculos comuns e sugerimos formas de superá-los. Além disso, discutimos a importância desse papel e da criação de uma cultura na empresa.   Desafios do líder em uma clínica médica  Estes são […]

Leia mais
imagem blog
Gestão Comercial
Gestão da Experiência
Gestão de Pessoas
Gestão Estratégica
Gestão Financeira

Qual o papel da gestão para a clínica médica?

Como é natural em qualquer profissão que exige alto grau de conhecimento técnico, médicos tendem a focar naquilo que sabem melhor: a medicina. Mas quando resolvem empreender criando um negócio, aparecem outras responsabilidades, inclusive a gestão para a clínica médica.  Nesse sentido, vamos te mostrar o papel da gestão para a clínica médica, destacando não […]

Leia mais
imagem blog
Gestão Estratégica

Entenda a diferença entre empreendedor e empresário no contexto médico

Embora frequentemente utilizados como sinônimos, existe diferença entre empreendedor e empresário. Por isso, vamos te explicar esses conceitos, apontar as principais diferenças entre eles e mostrar exemplos práticos no contexto de clínicas médicas.  Conceitos de empreendedor e empresário  O primeiro ponto é definir os conceitos de empreendedor e empresário. Confira!  Empreendedor  Empreendedores enxergam oportunidades onde […]

Leia mais

Newsletter.

Assine a nossa Newsletter e entre agora mesmo para o universo Seven