Entenda a diferença entre empreendedor e empresário no contexto médico
Embora frequentemente utilizados como sinônimos, existe diferença entre empreendedor e empresário. Por isso, vamos te explicar esses conceitos, apontar as principais diferenças entre eles e mostrar exemplos práticos no contexto de clínicas médicas.
Conceitos de empreendedor e empresário
O primeiro ponto é definir os conceitos de empreendedor e empresário. Confira!
Empreendedor
Empreendedores enxergam oportunidades onde outros veem desafios. Portanto, têm a visão voltada à criação e entrega de valor, ao identificarem necessidades não atendidas no mercado e desenvolverem soluções para suprir tais demandas.
Por exemplo, um cardiologista percebe a carência de serviços especializados em cardiologia pediátrica na cidade. Então abre uma clínica voltada exclusivamente a crianças com problemas cardíacos.
Empresário
Empresários administram e otimizam o negócio com o objetivo de mantê-lo lucrativo e sustentável no longo prazo. Sendo assim, concentram-se na gestão eficiente, estabilidade e crescimento gradual do empreendimento.
Por exemplo, aquele mesmo cardiologista, agora com a clínica estabelecida, foca em melhorar continuamente os serviços oferecidos, investe em treinamentos e adota sistemas de gestão.
Principais diferenças entre empreendedor e empresário
Entenda, por categorias, alguma das principais diferenças entre empreendedor e empresário, com exemplos contextualizados à realidade de clínicas médicas.
Foco e objetivos
Quanto a foco e objetivos, os empreendedores estão sempre buscando novas oportunidades e soluções criativas para problemas existentes. Por exemplo, um médico empreendedor identifica a crescente demanda por consultas por telemedicina, então cria uma plataforma integrada para atender pacientes remotamente.
Por sua vez, empresários focam na gestão e sustentabilidade do negócio, de modo a garantir o perfeito funcionamento de processos administrativos, financeiros, operacionais, etc.
Risco e inovação
É comum que empreendedores não tenham medo de assumir riscos e experimentar novas abordagens. Imagine um médico empreendedor que decide investir em uma tecnologia de inteligência artificial para ajudar nos diagnósticos, mesmo sem garantias de sucesso imediato.
Enquanto isso, empresários preferem minimizar riscos e focar na otimização de práticas já estabelecidas. Na prática, seria adotar ações comprovadas de gestão, como o Método Seven, para aumentar a eficiência e reduzir custos operacionais na clínica.
Visão e estratégia
Os empreendedores têm uma visão de futuro voltada a mudanças e crescimento rápido. Isso se traduziria em uma startup que desenvolve aplicativos móveis para melhorar a comunicação entre médicos e pacientes.
No outro lado do espectro, empresários mantêm foco na estabilidade e construção de um negócio sólido. Exemplifica essa postura uma médica que expande sua clínica gradualmente, abrindo filiais em diferentes regiões com base em um planejamento estratégico bem definido.
Posturas empreendedora e empresária em harmonia
Existem diferenças entre empreendedor e empresário, como você notou até agora. Isso não significa, porém, que sejam papéis excludentes. Pelo contrário, são posturas complementares, cuja harmonia pode trazer resultados extraordinários à clínica médica, ao combinar inovação com gestão sólida.
Nesse sentido, a gestão de negócios, um dos pilares do Método Seven, desenvolvido por Silvane Castro, CEO da Seven Gestão, pode ser uma grande aliada. Afinal, envolve a administração de recursos e atividades para atingir os objetivos organizacionais. Para uma clínica médica, isso significa planejar estrategicamente, organizar processos e liderar equipes de forma eficaz, o que é fundamental tanto na visão empreendedora quanto empresária.
Ao adotar práticas de gestão de negócios, a clínica pode definir metas claras, desenvolver estratégias para alcançá-las e garantir que todos os recursos, incluindo financeiros, humanos e tecnológicos, sejam utilizados com eficiência. Assim, a clínica médica alinha o modelo de negócios com os objetivos, abrindo caminho para crescer com sustentabilidade.
Da mesma forma que as posturas empreendedora e empresária são complementares, outros pilares da gestão também atuam em conjunto, trabalhando o terreno para a clínica crescer. Por exemplo, a gestão financeira visa a um fluxo de caixa saudável, enquanto a gestão de pessoas assegura uma equipe bem treinada e motivada para oferecer um atendimento de alta qualidade.
De modo geral, o papel da gestão na clínica médica é conduzir o negócio ao crescimento. Nessa jornada, os desafios incluem adaptar-se às mudanças do mercado e às novas demandas dos pacientes – típico da postura empresária – e identificar oportunidades de melhoria e expansão – típico da postura empreendedora.
Dessa forma, a Seven Gestão acredita que unir a visão inovadora do empreendedor com a eficiência do empresário é o ideal. Por isso, criou a imersão Go Better, um programa de 3 dias de intenso aprendizado voltado exclusivamente a médicos que têm ou pretendem abrir uma clínica.
Ao longo dos 3 dias de treinamento, os participantes passam pela mandala da gestão, composta por: cultura e liderança, estratégia, finanças, pessoas, jornada do paciente, marketing e vendas.
Combinando esses elementos, o médico recebe conhecimento de gestão personalizado, ou seja, direcionado à realidade dele. Com isso, pode aplicá-lo para crescer a clínica ou abrir o negócio.
Como a imersão Go Better é presencial na sede da Seven Gestão, em Belo Horizonte – MG, os números tanto de vagas quanto de edições do evento são limitados. Abra o link abaixo para saber mais sobre o potencial desse treinamento para você e a data da próxima turma.
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