Gestão de Pessoas;

Quais os desafios do líder em uma clínica médica?

A boa liderança é fundamental para o crescimento e prosperidade de qualquer negócio. Mas quais os desafios do líder em uma clínica médica? Listamos obstáculos comuns e sugerimos formas de superá-los. Além disso, discutimos a importância desse papel e da criação de uma cultura na empresa.  

Desafios do líder em uma clínica médica 

Estes são 5 desafios comuns encontrados pela liderança numa clínica médica, seguidos de alternativas para superá-los.  

Estabelecer uma comunicação eficaz 

A falta de comunicação sobre horários de consultas ou mudanças nos protocolos de atendimento pode levar a erros nos agendamentos e confusão entre os pacientes. Dito isso, um dos desafios do líder é manter a comunicação fluindo entre as equipes administrativas e de saúde, de modo a garantir o bom funcionamento das operações.  

Para tal, pode-se estabelecer procedimentos claros para a comunicação entre secretárias, médicos e enfermeiros. Isso é possível adotando meios “oficiais” para informar mudanças, como e-mail ou WhatsApp, e sistema de gestão de pacientes ao qual todos tenham acesso. Em complemento, a realização de reuniões regulares ajuda a manter toda a equipe alinhada e informada. 

Motivar e engajar o time  

Pressão, volume de trabalho e falta de reconhecimento são alguns dos fatores que podem levar a um desempenho abaixo do esperado e à insatisfação profissional. Nesse cenário, cabe ao líder motivar e engajar o time, proporcionando um ambiente positivo.  

Algumas ações de gestão de pessoas podem ajudar. Entre elas, feedbacks construtivos e regulares, reconhecendo o bom desempenho e orientando pontos de melhoria, programas de bonificação e de desenvolvimento profissional e atividades que integrem o time.  

Gerenciar conflitos 

De visões divergentes sobre protocolos de atendimento a opiniões opostas sobre questões operacionais, conflitos podem surgir tanto entre as equipes médicas quanto administrativas. Diante desse típico desafio de um líder na clínica médica, ele deve encontrar soluções equilibradas que beneficiem o negócio como um todo. 

É recomendado desenvolver competências de resolução de conflitos. Estas incluem mediação entre os envolvidos, alinhamento de expectativas e estabelecimento de um ambiente em que todos se sintam à vontade para expressarem preocupações e buscarem soluções colaborativas. 

Delegar tarefas e responsabilidades estrategicamente 

Se o trabalho não for bem distribuído, alguns membros da equipe podem se sentir sobrecarregados, enquanto outros têm menos demandas. Além disso, pode ocorrer de profissionais estratégicos gastarem tempo e energia excessivos em tarefas operacionais, desperdiçando potencial.  

Um dos caminhos para evitar situações como essas é avaliar as habilidades e perfil dos colaboradores. Essas informações ajudam a delegar as tarefas com maior eficiência e equilíbrio. Outra ação favorável é utilizar sistemas de gestão de tarefas para determinados fluxos, por exemplo, o de marketing. 

Adaptar-se a mudanças 

A introdução de novas tecnologias ou mudanças nas regulamentações de saúde pode ser desafios para um líder na clínica médica. Por exemplo, a implementação de um novo sistema de registros eletrônicos pode encontrar resistência entre os funcionários habituados a métodos antigos.  

Deve-se, em momentos assim, comunicar as mudanças com antecedência, destacando os benefícios dela, e capacitar a equipe para lidar com as novidades. Estas são algumas maneiras de reduzir a resistência e facilitar a adaptação 

A importância da cultura para o crescimento da clínica 

O líder que constrói uma cultura positiva estabelece padrões para as interações e o comportamento na clínica, o que impacta diretamente a satisfação dos pacientes, o bem-estar da equipe e o crescimento do negócio. 

Por isso, o Método Seven, criado por Silvane Castro, CEO da Seven Gestão, tem a gestão de pessoas como um dos seus pilares. Afinal, é nesse campo que, além de desenvolver as competências para a liderança, auxilia na construção de uma cultura sólida para a clínica médica.  

A cultura no ambiente de trabalho atua como um gestor invisível, que ajuda a superar os desafios de um líder na clínica médica:  

  • Alinhar a equipe com uma comunicação eficaz 
  • Motivar e engajar as pessoas a fazerem seu melhor  
  • Gerenciar conflitos de forma favorável à organização  
  • Delegar tarefas e focar no que for mais estratégico no momento 
  • Adaptar-se a mudanças, mantendo o ambiente harmônico 

Tais ações acarretam resultados positivos, como um atendimento mais consistente e empático, redução da rotatividade e retenção de talentos, desenvolvimento de competências-chave ao crescimento da clínica e da equipe e estímulo a uma mentalidade empreendedora e otimista.  

Como criar uma cultura para a clínica médica? 

Não há como negar que a criação de uma cultura é outro desafio para o líder na clínica médica. É por essa razão que inúmeros gestores médicos procuram as soluções de consultoria da Seven Gestão. Um exemplo é o Seven Signature, no qual especialistas assessoram o empresário semanalmente, de forma contínua e flexível, no planejamento e implementação de mudanças em diversas áreas, inclusive liderança, cultura e pessoas. 

Apesar da praticidade de receber orientação especializada, você pode começar por conta própria agora mesmo. Para isso, as instruções a seguir são bastante úteis: 

1. Defina valores e visão 

Identifique e articule os valores centrais que deseja promover na clínica, como excelência no atendimento, empatia e colaboração. 

Desenvolva uma visão clara que reflita esses valores e estabeleça objetivos de longo prazo para a clínica. 

2. Comunique e exemplifique 

Comunique os valores e a visão de forma clara e consistente para toda a equipe, utilizando reuniões, documentos e treinamentos. 

Lidere pelo exemplo, demonstrando os comportamentos e atitudes que deseja ver na equipe. 

3. Integre na prática diária 

Incorpore os valores e a visão nas práticas diárias da clínica, como nos processos de contratação, avaliações de desempenho e interações com os pacientes. 

Recompense e reconheça comportamentos que refletem a cultura desejada, incentivando a adoção desses comportamentos por todos. 

4. Promova o desenvolvimento contínuo 

Ofereça treinamento e desenvolvimento contínuo para ajudar a equipe a entender e internalizar os valores da cultura. 

Crie oportunidades para feedback e aprendizado, permitindo que a equipe se adapte e cresça dentro da cultura estabelecida. 

5. Monitore e ajuste 

Avalie regularmente a eficácia da cultura implementada por meio de feedback da equipe e métricas de desempenho. 

Ajuste a abordagem conforme necessário, abordando desafios e promovendo melhorias para manter a cultura alinhada com os objetivos da clínica. 

Você notou que, embora sejam numerosos os desafios de um líder na clínica médica, existem diversas formas para superar cada um deles. Dito isso, seja por sua conta, seja com acompanhamento especializado, comece a agir agora, porque tudo o que ensinamos aqui – e muito mais – está ao seu alcance!  

Abra a página do produto para conhecer melhor o Seven Signature, serviço de gestão por assinatura que ajuda você no gerenciamento de pessoas, finanças, marketing e vendas, negócio e experiência do paciente.

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