9583975_m

Qual a vantagem de abrir uma empresa de prestação de serviços?

Quem trabalha por conta própria na área de prestação de serviços deve analisar qual a melhor opção para recolher impostos.

Em muitas situações, a carga tributária pode ser reduzida em cerca de 10,6% se o profissional liberal abrir uma empresa, em vez de prestar serviços como autônomo. A lei não permite, na maioria dos casos, que as prestadoras de serviços façam a opção pelo Simples. Mas há a possibilidade da tributação pelo regime de lucro presumido. Na dúvida, é bom verificar com a ajuda de um contador qual a opção que gera maior economia no pagamento de impostos e tributos.

EconomiaA economia ocorre principalmente com o Imposto de Renda. Na condição de empresa, o IR corresponde a apenas 4,8% do faturamento. Isso porque, nesses casos, a alíquota básica do IRPJ para a prestação de serviços, que é de 15%, incide sobre 32% da receita bruta, que é a forma de apurar o imposto pelo lucro presumido.

Por se tratar de pessoa jurídica, há outros impostos a recolher, como a Contribuição Social sobre o Lucro Líquido, a Cofins, o Pis e o INSS. Vale lembrar que o Imposto sobre Serviços (ISS) varia de acordo com o município e o ramo de atividade.

Embora na sua declaração anual de renda o autônomo possa abater despesas com saúde e escola, entre outras, a vantagem no caso de empresa ainda persiste. Isso porque a Lei 9.249/95, em vigor desde janeiro de 1996, isenta a distribuição dos lucros de pessoas jurídicas e, portanto, não há nada para ser tributado em sua declaração de rendimentos como pessoa física.

 Carga tributáriaA elevada carga tributária, que hoje corresponde a quase 40% do PIB, tem levado muitas empresas a analisar com cautela a escolha dos sistemas de tributação.

O enquadramento errado nos sistemas disponíveis (Simples, lucro real e lucro presumido) faz com que as empresas paguem muito mais impostos e tributos do que deveriam se fossem tributadas corretamente.

Por: Silvane Castro – Administradora

CRA-MG 01.052749/D

Leave a Comment

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>